logo-siqueira-castro

contencioso-civel

INFORME JURÍDICO SETOR CONTENCIOSO CÍVEL E CONSUMERISTA
Nº 1 - JANEIRO DE 2019


Notícias

TJ/MG
TJMG assina convênio com a Junta Comercial

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca, assinaram nesta quarta-feira, 23 de janeiro, convênio que permite a magistrados o acesso a documentos fiscais registrados na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). As informações serão obtidas no sistema que gerencia o Cadastro Estadual de Empresas Mercantis.

O presidente da Jucemg, José Miguel Lamounier, também assinou o convênio. Ele explicou que a cooperação mútua visa simplificar, facilitar e desburocratizar o acesso a informações para esclarecimentos relativos a registros de empresas que, por algum motivo, sejam partes em processos em andamento. Será permitido acesso on line, o que permitirá celeridade nas decisões, disse.

O presidente Nelson Missias de Morais comentou que o convênio assinado será muito útil não só para juízes que atuam com direito empresarial, mas também para aqueles que julgam processos criminais e se deparam com empresas com atividades suspeitas. O presidente ressaltou que, com a parceria, o Judiciário entra em outra dimensão, marcada pelo uso da tecnologia e da segurança jurídica, para dar uma resposta mais rápida ao cidadão que procura o Poder Judiciário.

O convênio

A Corregedoria-Geral de Justiça enviará à Jucemg os nomes de magistrados e servidores que terão acesso ao Cadastro. Assim, praticamente será eliminado o envio de ofícios com pedido de informações que serão acessadas via o sistema.

Os dados obtidos deverão ser utilizados exclusivamente para alimentar o andamento processual. O prazo inicial do convênio é de 60 meses.

(Fonte http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/tjmg-assina-convenio-com-a-junta-comercial.htm#.XEm1w1xKipY)




pioneiro-full-solution


Facebook . Linkedin .youtube .Twitter

www.siqueiracastro.com.br

OAB/SP - 6.564


INFORME JURÍDICO SETOR CONTENCIOSO CÍVEL E CONSUMERISTA - SIQUEIRACASTRO



Copyright (C) 2019 SiqueiraCastro All rights reserved.

Envie este e-mail para quem possa se interessar pelas matérias aqui veiculadas.