Written by 12:05 Análises por área

Os processos de logísticas serão afetados de que forma?

Confira uma breve análise da área para o momento atual

Os processos produtivos interligados às cadeias logísticas internacionais serão afetados pelo aumento da vigilância sanitária em portos e aeroportos, e, ainda que direcionadas inicialmente aos passageiros em viagens, elas afetarão as tripulações de navios, aviões e caminhões que estejam transportando somente cargas. Também é razoável prever (e esperar) que os sistemas aduaneiros direcionem e priorizem seus recursos e esforços para o desembaraço de produtos importados para o combate ao vírus e atendimentos aos serviços de saúde e emergência, com potenciais impactos nos prazos e nos custos de armazenagem, frete e seguros das empresas importadoras e exportadoras.

Os termos e conceitos do Incoterms 2020 preveem as obrigações dos vendedores e dos compradores, estipulam prazos, deliberam sobre a transferência de risco, definem coberturas de seguros, dividem custos diversos, atribuem responsabilidades sob a entrega dos bens, dispõe sobre os despachos de importação e exportação, mas não tratam de casos de força maior, ao contrário do que muitos imaginam. Isso significa que mesmo que a definição do COVID-19 como pandemia possa ser considerada como um evento de Força Maior, ele não terá seus efeitos automaticamente reconhecidos em grande parte das operações de importações e exportações.

Os casos de atraso deverão ser tratados isoladamente e recomenda-se adotar prudência e espírito conciliador em todos eles, evitando-se ao máximo a judicialização e investindo nas resoluções amigáveis dos conflitos. Caso a sua empresa enfrente essas questões, conte com o apoio de nosso time.

(Visited 27 times, 1 visits today)
Inscreva-se na lista de e-mail e mantenha-se atualizado!
Close