E-notariado – o que é e sua importância

0
631

O e-notariado é a plataforma gerida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, realizando conexão de maneira moderna, atual e confiável aos serviços oferecidos pelos tabeliães de notas do país.

O certificado digital é emitido, gratuitamente, em um Tabelionato de Notas credenciado, de forma presencial ou remota por videoconferência.

Com seu certificado digital emitido, é possível assinar digitalmente os atos notariais eletrônicos solicitados diretamente ao Tabelionato de Notas.

Registre-se que as assinaturas digitais dos atos serão realizadas na própria plataforma e-notariado, a partir de notificações disparadas pelo cartório.

O cadastro é realizado com apresentação de um documento de identidade, foto e, em sendo presencial, serão coletadas as digitais.

Com o certificado digital e-notariado é possível usufruir dos serviços de cartório de forma on-line, pagando apenas as taxas referentes ao que for solicitado.

Dessa forma, é possível assinar escrituras, procurações, inventários, divórcios, autorização de viagens, atas notariais. O certificado digital e-notariado é seguro e oficial, tem validade legal como qualquer documento solicitado presencialmente em cartório, agilizando os serviços de tabelionato.

Fonte