Parceria entre Petrobrás e Vallourec para uso de óleo vegetal no refino

0
266

A Petrobras e a Vallourec firmaram um acordo para avaliar oportunidades de cooperação tecnológica na produção e uso do chamado bio-óleo — óleo de origem vegetal, 100% renovável, resultante da condensação de gases produzidos durante a transformação da madeira em carvão vegetal.

O produto está em fase de testes e tem potencial para ser utilizado como matéria-prima na geração de produtos renováveis. Segundo a estatal, a madeira utilizada para a produção do bio-óleo é oriunda de florestas plantadas e certificadas de Eucalyptus.

O acordo firmado com a Vallourec prevê estudos e testes, já em andamento, para aproveitar o alcatrão vegetal, coproduto gerado no processo de produção de carvão vegetal da Vallourec, por meio de um equipamento de carbonização contínua.

A SiqueiraCastro, em especial os seus setores de Energia, Petróleo e Gás, Ambiental e Recursos Minerais, vem atuando de forma coordenada para conseguir atender a demanda atual de transição energética que vem sendo implementada em diversos setores. Nosso time multidisciplinar segue à disposição.