Investimento europeu para produção de hidrogênio no Brasil 

0
137

No dia 20 de novembro de 2023, foi divulgado pela Comissão Europeia que a União Europeia investirá 2 bilhões de euros para custear a produção de hidrogênio verde no Brasil. Essa quantia será disponibilizada por meio do Global Gateway, um fundo europeu que investe em projetos de infraestrutura em várias nações. 

De acordo com a presidente da Comissão, uma parte significativa desse montante será direcionada ao empreendimento da empresa europeia Green Energy Park, localizada no Piauí. Essa companhia foi inaugurada em setembro desse ano e, em logo em outubro, estabeleceu um acordo preliminar com o governo estadual para conduzir estudos visando à construção do parque. Caso a viabilidade seja confirmada, a empresa planeja investir aproximadamente 10 bilhões de euros na instalação, com previsão inicial de produzir 5 GW de amônia verde por ano. 

O parque será responsável pela produção de hidrogênio destinado a compradores industriais no sudeste da Europa e, consequentemente, pela geração de empregos locais e pelo fortalecimento das cadeias de valor no Brasil. 

A Comissão Europeia prevê para o ano de 2024, a realização de uma segunda rodada de leilões de hidrogênio, envolvendo cerca de 3 bilhões de euros.