5 de dezembro: Dia Internacional do Voluntariado – Sobre transformar e ser transformado

0
205

Em 1985 a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário, data que tem o objetivo promover ações de voluntariado ao redor do mundo, em todas as esferas da sociedade.

Segundo a ONU, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”.

No trabalho voluntário você terá a chance de aprender com outras pessoas, entrará em contato com outras experiências de vida e outras áreas de trabalho na convivência com outros voluntários, o que faz a experiência ser completa.

A SiqueiraCastro atende diversos clientes pro bono que possuem trabalho voluntário de todas as formas e que sempre precisam de apoio, pois atendem, em sua grande maioria, crianças em situação de vulnerabilidade social e de saúde.

Você pode celebrar o dia 5 de dezembro tornando-se um voluntário. O voluntariado tem um poder transformador na sociedade! E dentro de nós mesmos, pois o mundo passa a ser visto com mais compaixão e altruísmo.

Se você ainda não entrou no mundo do voluntariado, pode começar por uma das instituições atendidas pela SiqueiraCastro, existem diversas formas de atuar como voluntário.

O que não falta é gente que precisa! Se você já faz parte desse mundo do voluntariado, agradecemos sua participação na transformação da sociedade e parabenizamos pelo seu dia!


Escrito pela advogada Tatiana Durant.